Mergulhador de Caverna NAUI – Nível I
Visão Geral e Qualificações
Este curso deve fornecer ao mergulhador as habilidades e conhecimentos necessários para que possa ganhar experiência e minimizar os riscos em mergulho em cavernas com penetração limitada, navegação simples em profundidades não superiores a 30 (trinta) msw / 100 (cem) fsw, dentro do limite de não descompressão.
Após a conclusão bem sucedida deste curso, o aluno é considerado competente para planejar e executar um mergulho em caverna com penetração limitada, navegação simples dentro do limite de não descompressão sem supervisão direta, desde que as atividades e as áreas do mergulho se aproximem daquelas dos treinamentos.
Quem pode Ensinar
- Qualquer Instrutor NAUI com estado ativo que seja:
- Certificado como Mergulhador de Caverna NAUI nível II ou equivalente, e
- Comprovar, pelo menos, 100 (cem) mergulhos em caverna registrados após sua certificação como Mergulhador de Caverna NAUI nível II, e
- Concluído o processo de aplicação de Instrutor de Mergulho em Gruta NAUI e recebido do Departamento de Treinamento NAUI a designação de Instrutor Técnico para ministrar este curso.
PRÉ-REQUISITOS
- Idade. Mínimo de 18 (dezoito) anos para a parte prática na água.
- Certificação / Experiência / Conhecimento.
- Certificação de Introdução ao Mergulho Técnico NAUI ou equivalente.
- Comprovar, pelo menos, 75 (setenta e cinco) mergulhos registrados.
- O instrutor deve assegurar o conhecimento e a capacidade adequada dos alunos antes de qualquer treinamento em águas abertas e deve usar a verificação de habilidades ou outro tipo de avaliação para fazê-lo. Um mergulho em águas abertas (que não conta para o número mínimo de mergulhos necessários para o curso) pode ser utilizado como uma verificação de habilidade prática e ser aprovado na prova escrita do curso de mergulho autônomo NAUI. Isto não é necessário quando as habilidades de mergulho do aluno são bem conhecidas do instrutor.
Regras
- Proporções.
- Um máximo de 3 (três) alunos por Instrutor de Caverna NAUI em estado ativo é permitido.
- O uso de assistentes (Líderes de Suporte Técnico NAUI) com experiência específica em mergulho técnico é recomendado fortemente, mas não aumenta a razão alunos por instrutor.
- Horas Acadêmicas Estimadas. 12 (doze) horas.
- Aplicação Prática.
- NÚMERO MÍNIMO DE MERGULHOS.
- O número mínimo de mergulhos em águas abertas é 9 (nove).
- Os mergulhos devem ser conduzidos em, pelo menos, 3 (três) lugares diferentes, incluindo:
- 2 (dois) mergulhos em gruta.
- 7 (sete) mergulhos em caverna.
- LIMITAÇÕES.
- O aluno deve demonstrar satisfatoriamente a configuração de equipamentos e gerenciamento durante um mergulho de avaliação e completar a lista de habilidades de mergulhador de caverna NAUI.
- Penetração além da zona de caverna não é permitida até que o aluno demonstre controle de flutuabilidade adequado e posicionamento ao liberar uma carretilha e manipular uma lanterna primária.
- Deve haver um cabeamento contínuo até águas abertas ao mergulhar em caverna ou gruta.
- A pressão inicial mínima de gás é de 3.964 (três mil, novecentos e sessenta e quatro) litros / 140 (cento e quarenta) pés cúbicos.
- Qualquer mergulho deve ser abortado e iniciado o retorno para a saída quando o instrutor perde a integridade visual com qualquer aluno devido a visibilidade degradada.
- Qualquer mergulho deve ser abortado e iniciado o retorno para a saída quando qualquer equipamento falhar.
- Navegações complexas com mais de 2 (dois) pontos de decisão não são permitidas.
- Um cilindro de contingência será levado para o ambiente com teto e disponibilizado para a equipe.
- Em nenhum momento, a passagem através de uma restrição que exige a remoção de equipamento é permitida.
-
- Nenhum mergulho deve exceder 30 (trinta) msw / 100 fsw, e a profundidade e duração não devem exceder os limites de não descompressão.
- Equipamentos. Para fins de segurança, uniformidade da instrução, e funcionalidade, instrutor e os alunos são obrigados a utilizar a configuração de equipamentos NTEC necessária para um mergulhador em caverna. Os equipamentos a seguir são necessários para cada aluno além aos requisitados nas “Regras Aplicáveis a Todos os Cursos de Treinamento de Mergulho Técnico”.
- 3 (três) marcadores de direção e 2 (dois) marcadores não direcionais.
- Faca de mergulho ou dispositivo de corte de cabos.
- Cilindros duplos para serem levados nas costas com torneira de isolamento, contendo pelo menos 3.964 (três mil e novecentos e sessenta e quatro) litros / 140 (cento e quarenta) pés cúbicos de gás. A capacidade dos cilindros devem ser apropriadas para os mergulhos planejados.
- Dois sistemas de reguladores devidamente limpos e rotulados como necessário para as misturas de gases respiratórios envolvidos.
- Compensador de flutuabilidade no estilo “asa” para serem montadas nas costas com flutuabilidade de, pelo menos, 23 (vinte e três) Kg / 50 (cinquenta) libras de elevação.
- Luzes Subaquáticas Redundantes, mínimo de 3 (três): Uma primária e duas de reserva.
- Uma carretilha de penetração primária por equipe com pelo menos 91 (noventa e um) metros / 300 (trezentos) pés de cabo.
- Uma spool de segurança por mergulhador com um mínimo de 30 (trinta) metros / 100 (cem) pés de cabo.
- Carretilhas ou spools de Jump/gap conforme necessário.
- Equipamentos adicionais opcionais do aluno conforme a necessidade.
- NÚMERO MÍNIMO DE MERGULHOS.
Requisitos – Acadêmicos
(Adaptação do conhecimento do assunto específico, conforme necessário). Cobertura deve incluir as relações com o dono da área e conservação, limitações de mergulho incluindo a regra dos terços e cilindros de tamanhos diferentes, análises de acidentes, formação de caverna e terminologia, riscos associados com mergulho caverna / gruta, Configuração de Equipamento Técnico NAUI (NTEC), carga de tarefas, estresse, estreitamento de percepção, pânico, gestão do tempo de mergulho dentro dos limites de não-descompressão, técnicas de propulsão para evitar suspensão, cabos guia, navegação pela caverna com múltiplos cabos guia, resolução de problemas, e planejamento de emergência, uso de mapas para o planejamento do mergulho, passagem de fila única.
Requisitos – Habilidades
- Se EANx for utilizado, os alunos devem analisar a sua própria mistura de gases para respiração e para planejar e executar com segurança cada mergulho.
- O planejamento do mergulho deve incluir limites para: consumo de gás seguindo a regra dos terços, exposições de toxicidade de oxigênio, absorção de gás inerte baseado em profundidade e tempo dentro dos limites de não-descompressão, distância de penetração dentro dos limites do mergulho em caverna e conforto do mergulhador.
- Exercícios de segurança devem ser realizados no início de cada mergulho para verificação de equipamentos, plano de mergulho e limitações, verificação de bolhas, e compartilhamento de gás.
- Durante exercícios em terra cada aluno deve:
- Demonstrar proficiência no uso de spools e carretilhas enquanto manipula uma lanterna.
- Demonstrar o posicionamento em equipe e posicionamento em linha.
- Demonstrar a utilização do spool de segurança para os procedimentos de situação de mergulhador perdido e cabo perdido.
- Demonstrar a comunicação com visibilidade a zero / toque e contato enquanto segue um cabo.
- Demonstrar a utilização de carretilha ou spool de jump / gap como auxílio para a navegação.
- Em águas abertas cada aluno deve:
- Demonstrar conforto seguindo um cabo guia com comunicação de toque e contato enquanto compartilha o gás e simula visibilidade zero.
- Demonstrar conforto ao seguir um cabo guia sem máscara.
- Demonstrar controle de flutuabilidade adequado e posicionamento correto enquanto paira sem nadar.
- Demonstrar a habilidade de propulsão para trás por 3 (três) metros / 10 (dez) pés.
- Demonstrar a habilidade de virar 360º em posição horizontal estacionária.
- Demonstrar uma simulação de falha do regulador primário, executando os procedimentos para sua isolação, desligamento, e troca em 15 (quinze) segundos.
- Demonstrar o resgate de um mergulhador simulando toxicidade por oxigênio.
- Na zona de gruta, cada aluno deve:
- Demonstrar técnicas de colocação e remoção de cabo guia incluindo responsabilidades de cada posição do time e funções.
- Demonstrar as técnicas de propulsão de sapo modificado, meio ciclo e “puxar e deslizar”.
- Demonstrar uma simulação de falha da lanterna primária, utilização da lanterna de reserva e saída utilizando o protocolo de equipe de mergulho (enquanto mantém flutuabilidade correta e posicionamento).
- Demonstrar desempenho adequado ao realizar o exercício de companheiro perdido e no procedimento adequado no exercício de cabo perdido.
- Na zona de caverna, cada aluno deve:
- Demonstrar a possibilidade de instalar uma carretilha de jump / gap ou spool com os indicadores de navegação adequados.
- Compartilhar gás com um companheiro simulando uma situação de “sem gás” e nadar uma distância de pelo menos 30 (trinta) metros / 100 (cem) pés, mantendo flutuabilidade adequada e trim
- Simular uma falha de luz primária e utilização adequada de uma luz de reserva, mantendo a flutuabilidade adequada e trim
- Numa situação simulada de visibilidade zero, com um companheiro simulando a situação de “sem gás”, manter comunicação toque contato e nadar uma distância de 30 (trinta) metros / 100 (cem) pés, mantendo contato com o cabo guia.
Requisitos – Avaliações
Ver “Regras que se Aplicam a Todos os Cursos Certificatórios da NAUI: Avaliação e Documentação”.