Mergulhador de Sidemount
Visão Geral e Qualificações
Este curso é projetado para fornecer ao mergulhador as habilidades e conhecimentos necessários para ganhar experiência e minimizar os riscos durante a realização dos mergulhos em águas abertas com uma configuração de cilindros montado na lateral do corpo do mergulhador dentro dos limites de não-descompressão.
Após a conclusão bem sucedida deste curso, o aluno é considerado competente para planejar e executar mergulhos com uma configuração de cilindro montado na lateral dentro dos limites de não-descompressão, sem supervisão direta, desde que as atividades e as áreas de mergulho se aproximem daquelas dos treinamentos.
Quem pode Ensinar
- Qualquer Instrutor NAUI com estado ativo que seja:
- Instrutor Introdução ao Mergulho Técnico NAUI , e
- Certificado como um Mergulhador Sidemount NAUI ou equivalente, e
- Aprovado no curso de Instrutor Sidemount NAUI e concluído o processo de aplicação de instrutor e recebido do Departamento de Treinamento NAUI a designação de Instrutor Técnico para ministrar este curso.
PRÉ-REQUISITOS
- Idade. Mínimo de 18 (dezoito) anos para a parte prática na água.
- Certificação / Experiência / Conhecimento.
- Mergulhador Introdução ao Mergulho Técnico NAUI ou equivalente.
- Comprovar, pelo menos, 25 (vinte e cinco) mergulhos registrados.
- O instrutor é para assegurar o conhecimento e a capacidade adequada dos alunos antes de qualquer treinamento em águas abertas e deve usar a verificação de habilidades ou outro tipo de avaliação para fazê-lo. Um mergulho em águas abertas (que não conta para o número mínimo de mergulhos necessários para o curso) pode ser utilizado como uma verificação de habilidade prática e ser aprovado na prova escrita do curso de mergulho autônomo NAUI. Isto não é necessário quando as habilidades de mergulho do aluno são bem conhecidas do instrutor.
Regras
- Proporções.
- Um máximo de 4 (quatro) alunos por instrutor NAUI em estado ativo é permitido em águas abertas.
- O uso de assistentes (Líderes de Suporte Técnico NAUI) com experiência específica em mergulho técnico é recomendado fortemente e aumenta a razão alunos por instrutor para 6 (seis) alunos por Instrutor em estado ativo NAUI.
- Horas Acadêmicas Estimadas. 4 (quatro) horas.
- Aplicação Prática.
- NÚMERO MÍNIMO DE MERGULHOS.
- O número mínimo de mergulhos em águas abertas é 2 (dois).
-
- Nenhum mergulho deve exceder 40 (quarenta) metros / 130 (cento e trinta) pés.
- Equipamentos. Os equipamentos a seguir são necessários para cada aluno além aos requisitados nas “Regras Aplicáveis a Todos os Cursos de Treinamento de Mergulho Técnico”.
- Um dispositivo de controle de equilíbrio adequado para suportar cilindros montados ao lado do corpo do mergulhador e com flutuabilidade necessária para suportar estes cilindros e outros equipamentos.
- Dois cilindros apropriadamente montados e marcados para serem utilizados ao lado do corpo.
- Analisador de oxigênio (deve ser fornecido ou alugado para uso durante o curso).
- NÚMERO MÍNIMO DE MERGULHOS.
Requisitos – Acadêmicos
(Remediação de conhecimento do assunto específico, conforme necessário) No material estão incluídas: Configuração de Equipamento para Mergulho Técnico NAUI (NTEC) para configuração de cilindro montado na lateral; combinar o tipo de roupa de exposição com o tipo de cilindro adequado; controle de lastro e flutuabilidade correta para cilindros montados ao lado do corpo; procedimentos de entrada e saída da água, incluindo considerações de fixação do cilindro ao lado do corpo; requisitos de flutuabilidade para a remoção do cilindro embaixo d’água, substituição, e transferência para um companheiro de equipe; gestão de gás com cilindros independentes; compartilhamento de gás com cilindros montados na lateral; mergulho em time com configuração mista de equipamentos; sobrecarga de tarefas, estresse, e diminuição da percepção.
Requisitos – Habilidades
- Os alunos devem analisar e rotular sua própria mistura de gás para respiração e planejar e executar com segurança cada mergulho.
- Planejamento de mergulho deve incluir limites com base em: consumo de gás, exposições a toxicidade de oxigênio, absorção de gás inerte com base na profundidade e o tempo dentro dos limites de não-descompressão, navegação apropriada para a distância de mergulho planejada e conforto do mergulhador.
- Exercícios de segurança devem ser realizados no início de cada mergulho para incluir: verificação de equipamentos, verificação de bolhas, compartilhamento de gás e plano de mergulho e revisão de limitação.
- Em águas abertas, cada aluno deve:
- Demonstrar técnicas de propulsão estilo sapo e meio ciclo.
- Liberar um marcador de superfície com cabo para ser utilizado como linha de subida.
- Demonstrar a habilidade de controlar e gerenciar 2 (dois) cilindros montados na lateral enquanto:
- Paira horizontalmente com posição corporal adequada, sem natação.
- Realiza 2 (dois) giros completos utilizando técnica de helicóptero, tanto no sentido horário quanto anti-horário.
- Nadar de ré por pelo menos 3 (três) metros / 10 (dez) pés.
- Com um companheiro de equipe simulando “falta de ar/gás”, nadar uma distância de 30 (trinta) metros / 100 (cem) pés.
- Demonstra uma simulação de falha no regulador primário, desligamento, e o procedimento de troca dentro de 10 (dez) segundos.
Requisitos – Avaliações
Ver “Regras que se Aplicam a Todos os Cursos Certificatórios da NAUI: Avaliação e Documentação”.